/4 dicas para proteger sua empresa do ransomware

4 dicas para proteger sua empresa do ransomware

De todos os ataques cibernéticos enfrentados por pequenas e médias empresas (PMEs), talvez nenhum seja tão assustador quanto um ransomware. Sim, as violações de dados que expõem as informações do cliente e vírus que causam estragos nos sistemas são assustadoras, mas a ideia de que um único malware pode criptografar dados e sequestrar sua empresa agita as PMEs. O ransomware vem com um ultimato inquietante: pague o resgate ou arrisque sair do negócio.

O custo de um ataque de ransomware bem-sucedido está ficando caro. Um relatório da Datto descobriu que as pequenas e médias empresas nos Estados Unidos perdem US $75 bilhões por ano devido a ataques de ransomware, não apenas pelo pagamento do resgate, mas também por causa dos danos causados pelo tempo de inatividade da empresa quando seus sistemas são apreendidos.

Manter o ransomware fora deve ser uma prioridade para todas as empresas, porque essa ameaça não vai acabar tão cedo – de fato, de acordo com o relatório da Datto, está piorando. Aqui estão quatro dicas para proteger sua organização:

Desenvolver funcionários inteligentes

O ransomware não aparece apenas em seus sistemas – ele deve, de alguma forma, ser baixado ou instalado a partir de outra fonte. Muitas vezes, é e-mails maliciosos com anexos questionáveis e links que os funcionários abrem ao acaso. Embora as fortes medidas anti-ransomware sejam a melhor defesa contra esse tipo de ataque cibernético, o e-mail malicioso ocasional ainda pode passar para as caixas de entrada dos usuários. Quando essas ameaças chegam, você precisa ter confiança de que os funcionários tomarão decisões inteligentes e não clicarão em nada suspeito. As empresas podem criar essa segurança treinando seus funcionários para seguir as práticas recomendadas em relação a e-mails suspeitos, downloads, uso da Web, uso de dispositivos móveis e assim por diante. Treinamentos sobre perigos do ransomware pode fazer toda a diferença quando chega um e-mail malicioso.

Implementar backups robustos

Quando uma empresa é vítima de ransomware, ela tem duas opções: pagar o resgaste ou restaurar os sistemas até o momento antes do ataque ocorrer. A maioria dos especialistas em cibersegurança concorda que pagar o resgate é uma má ideia – não há garantia de que você recuperará seus servidores e seus dados podem ter sido permanentemente danificados pelo ataque. No entanto, se mesmo tendo backup a solução for ineficiente você pode da mesma forma perder semanas de dados e é por isso que a maioria das vítimas acaba pagando o resgate. Evite essas perder seus dados investindo em uma solução de backup robusta. As melhores plataformas são diligentes na proteção de várias versões de seus dados, além de possuir versões anti-ransomware no caso de algo malicioso persistir em seu backup.

Preencher lacunas

O ransomware é particularmente problemático porque suas versões sofisticadas estão sempre evoluindo. Garantir que todos os aplicativos sejam seguros é um desafio, especialmente porque parece que, uma vez que você trabalhou para proteger seus sistemas contra uma ameaça, surge uma outra que é mais assustadora. Este constante jogo de recuperação é frustante, mas deve ser jogado. Aplique atualizações de segurança aos seus aplicativos e sistemas à medida que eles são liberados e mantenha-se informado sobre as ameças mais recentes.

Utilizar soluções e parceiros fortes

Muitas (PMEs) não saber por onde começar para se proteger do ransomware. Talvez a melhor opção para essas empresas é não estar sozinhas, mas, em vez disso, fazer parcerias com especialistas que possam oferecer a segurança que precisam.

As melhores soluções possuem fortes recursos de criptografia de e-mail para evitar o ransomware antes que ele chegue às caixas de entrada e, por fim aos seus sistemas. As principais soluções também oferecem filtragem avançada de spam, arquivos, Web e e-mail, de modo que, onde quer que um ransomware possa estar à espreita, é mais provável que ele seja identificado e neutralizado. Parceiros anti-ransomware de primeira classe também oferecem inteligência personalizada contra ameaças para que você fique ciente de todos os perigos mais recentes. Essa combinação de recursos oferece o mais alto nível de proteção e ajuda a garantir que você nunca será tentado a pagar um resgate para os bandidos.

Texto fonte: AppRiver