/Dark Tequila : malware bancário que está atacando América Latina é revelado durante Semana de Cibersegurança

Dark Tequila : malware bancário que está atacando América Latina é revelado durante Semana de Cibersegurança

Malware chamado de Dark Tequila é descoberto pelos pesquisadores da Kaspersky e revelado durante a Semana de Cibersegurança, que acontece no Panamá.

Existe registro de ataque desse malware aos usuários no México desde os ultimos cinco anos. Através de um código malicioso ele captura dados bancários e pessoais além de se espalhar pelo computador da vítima mesmo estando sem acesso a internet.

O malware que possui funcionalidades especiais para evitar a sua detecção é distribuido aos usuários por meio de dispositivos USB infectados e e-mails phishing com descontos e promoções falsas.

Com infraestrutura incomumente sofisticada para operações de fraude financeira, o código malicioso contém todos os módulos necessários para sua operação. Possui Keylogger e ferramenta de monitoramento de redes, dessa forma ele consegue se espalhar em redes conectadas – comum em ambientes corporativos.

“Até o momento, ele atacou apenas alvos no México, mas sua capacidade técnica é suficiente para atacar alvos em qualquer parte do mundo”, afirma Dmitry Bestuzhev, Chefe da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky Lab para América Latina.

Como se proteger?

A Kaspersky recomenda as seguintes medidas para se proteger contra spear-phishing (e-mail phishing) e ataques por meio de mídia removível, como USBs.

Verificar os anexos de e-mail com um antivírus antes de abrir;

Desativar a execução automática de dispositivos USB;

Escanear as unidades USB com um antivírus antes de abrir;

Não ligar dispositivos desconhecidos e USB ao seu PC;

Usar uma antivírus com proteção robusta adicional contra ameaças financeiras.

 

Fonte: Kaspersky