UNODATA · Cloud for Humans

04 de agosto de 2026 · 5 min de leitura

O livro que me fez parar de pedir pra um vendedor fazer tudo sozinho

Predictable Revenue mostrou como a Salesforce escalou receita separando papéis no time de vendas. E mudou como eu penso prospecção e CS no dia a dia.

Fotografia editorial de um profissional de customer success em ângulo de três quartos, trabalhando em uma estação com dois monitores exibindo dashboards e uma fila de atendimento, escritório B2B com luz natural.

Peguei Predictable Revenue achando que ia ser mais um manual de vendas com gráfico bonito e ficha de meta. Saí com a sensação de ter entendido uma coisa simples que eu vinha fazendo errado fazia tempo.

A ideia central é meio óbvia depois que você ouve, e é isso que me deixa incomodada de não ter pensado antes. A gente costuma achar que um time de vendas bom é um time cheio de gente versátil. Aquele vendedor que prospecta de manhã, qualifica de tarde, fecha de noite e ainda manda um “oi, tudo bem?” pro cliente no fim de semana. O livro vira essa lógica do avesso e diz, com todas as letras, que esse modelo não escala. E mostra por quê.

A história que me convenceu

O Aaron Ross conta a própria experiência dentro da Salesforce no começo dos anos 2000. A empresa estava crescendo, mas o crescimento era irregular, dependia muito de quem estava no time naquele mês, de sorte, de pico de esforço. Não dava pra prever. E pra uma empresa que quer escalar, imprevisibilidade é um problema sério, porque você não consegue planejar contratação, meta, caixa, nada.

O que ele propôs foi separar os papéis. Em vez de um vendedor fazendo tudo, o processo foi quebrado em pedaços. Tinha gente cuja única função era gerar e prospectar oportunidades novas. Tinha gente que qualificava esses contatos e descobria se fazia sentido seguir. E tinha gente focada em fechar negócio. Cada grupo com uma habilidade diferente, uma rotina diferente, uma forma de medir resultado diferente.

O resultado documentado é o que dá nome ao livro: receita previsível. A Salesforce passou a conseguir prever quanto pipeline ia gerar e, a partir dali, quanto ia fechar. O crescimento deixou de ser um susto mensal e virou uma máquina que dava pra olhar e dizer mais ou menos onde ia chegar. Essa parte me pegou, porque previsibilidade não é sobre vender mais num mês de sorte. É sobre conseguir dormir tranquila sabendo o que vem pela frente.

Cold Calling 2.0, ou parar de ligar pra estranho na cara dura

A outra parte do livro que eu sublinhei foi o que ele chama de Cold Calling 2.0. O nome é meio infantil, mas a ideia é boa. A ligação fria tradicional, aquela de pegar uma lista e sair ligando pra quem nunca ouviu falar de você, é desgastante pra quem liga e irritante pra quem recebe. O Aaron Ross propõe trocar isso por uma prospecção outbound mais estruturada, com pesquisa antes, com um primeiro contato pensado, identificando a pessoa certa dentro da empresa antes de tentar uma conversa de verdade.

Não é mágica e não é “nunca mais entre em contato com ninguém”. É só parar de tratar prospecção como um jogo de números bruto, em que você dispara pra todo lado e reza. É tratar como um processo que tem etapas, em que a primeira coisa é descobrir com quem você precisa falar antes de gastar energia tentando vender.

O que me chamou atenção aqui é que isso se conecta direto com a primeira ideia. Pra ter alguém fazendo prospecção bem feita, com pesquisa e cuidado, essa pessoa não pode estar ao mesmo tempo correndo pra fechar contrato no fim do mês. Os dois trabalhos competem pela mesma cabeça e pelo mesmo tempo. Por isso a especialização faz sentido. Quem prospecta tem espaço pra prospectar direito.

Onde isso bateu no meu trabalho

Eu trabalho com Customer Success e Inside Sales, e li o livro pensando o tempo todo na minha rotina. A primeira coisa que mudou foi parar de me cobrar, e de cobrar quem trabalha comigo, por ser bom em tudo ao mesmo tempo. Prospectar exige um tipo de energia. Qualificar exige paciência e perguntas boas. Acompanhar cliente depois que ele já entrou exige outra escuta completamente diferente. São músculos diferentes, e ninguém é igualmente forte em todos.

Pra quem trabalha com cliente, essa ideia de especializar é libertadora. Quando você aceita que cada etapa é um trabalho de verdade, com técnica própria, você para de tratar a prospecção como o “resto” que sobra depois das tarefas importantes. Ela vira parte do processo, com tempo reservado, com método.

E tem um detalhe que o livro não fala mas que eu fico pensando: o CS é, no fundo, a continuação natural dessa lógica. A venda não termina no fechamento. Se cada papel anterior foi bem feito, o cliente chega pra mim já entendendo o que comprou e por quê. Quando alguém vende tudo no susto, prometendo o mundo só pra fechar, sobra pra quem cuida da retenção depois. Especializar e organizar o processo lá no começo é também um jeito de cuidar de quem vai segurar o cliente lá na frente.

Não precisa virar a operação inteira de cabeça pra baixo amanhã pra aplicar isso. Dá pra começar pequeno, separando um bloco de tempo só pra prospecção e tratando esse bloco com o mesmo respeito que você trata uma reunião de fechamento. Já é um começo, e já muda como você enxerga o time.

O livro tem mais de uma década, foi escrito pra um contexto de software que cresceu muito rápido, e nem tudo se aplica igual a qualquer empresa. Mas a pergunta que ficou comigo é atemporal: será que a gente está pedindo pras pessoas fazerem tudo porque é o melhor jeito, ou só porque nunca paramos pra organizar o processo de outro jeito?

achou útil? compartilha. ou nos diga se não achou

WhatsApp LinkedIn Facebook

esse texto te ajudou?

continuar lendo

inside sales · predictable revenue · customer success · prospecção